Barril De Madeira Carvalho Europeu 20l - Tanoaria Barros
SKU: BE-0180-0703
Produto fora de estoque
Cadastre-se para ser avisado quando esse produto voltar ao estoque.
Calcule frete e prazo
Produtos 100% legalizados conforme legislação e disponíveis no Brasil.
Todos os produtos acompanham nota fiscal.
Detalhes do Produto
- Cor : Marrom
O processo de envelhecimento natural da cachaça consiste em armazená-la em barris ou tonéis de madeira por um tempo determinado, ação que produz alterações na composição química, no aroma, no sabor e na cor da bebida. Durante o envelhecimento, ocorrem numerosas reações químicas que resultarão em diferenças significativas, do ponto de vista sensorial, entre uma cachaça que tenha sido envelhecida de uma que não tenha passado por tal processo. Quando são envelhecidas, as bebidas mais fomosas do mundo – uísques, brandies e até vinhos – vão para barris de carvalho.
Especificações:
- Acompanha o produto: Barril, Suporte, Tampa, Torneira, Manual de Instruções.
- Por ser um produto de fabricação artesanal, suas dimensões, volume e cor poderão sofrer pequenas variações.
Instruções para o bom uso do seu Barril:
Barril novo:
Um barril que é novo ou foi armazenado a seco, precisa de um período de inchaço com água para vedar as frestas.
Preparando o barril para uso:
Antes de começar o processo do inchaço é necessário fixar a torneira do barril. Para fixá-la é preciso desrosquear toda a torneira e retirá-la da base, colocar a base no barril e com um pano bater nela com a mão até que ela fique bem firme. Depois de bem fixada no barril insere a torneira novamente e começa o processo de inchaço.
O método de inchaço envolve encher o barril até 1/3 do volume e deixar repousar por 3 a 4 horas. Então sobe o nível para 2/3 e deixa outras 3 a 4 horas em repouso. Finalmente enche até a boca e deixa em repouso até que pare totalmente o vazamento, o que pode levar até 5 dias.
Limpando o barril:
Os barris devem ser lavados imediatamente depois de ter sido transferida a bebida de lá para prevenir o crescimento de organismos. Lave o barril com água quente até que os depósitos sejam dissolvidos e lavados. Não se acanhe em repetir o processo várias vezes. É o processo de múltiplo-enxague. O barril deve ser então enxaguado com água fria para contrabalancear qualquer inchaço e prevenir que organismos aproveitem a temperatura aconchegante para se multiplicar.
Algumas considerações:
O barril quando novo libera o gosto da madeira mais rapidamente e vai ficando mais demorado com o passar do tempo.
O tempo que a cachaça deve ficar no barril depende do sabor que você procura. O tempo mais utilizado é de no mínimo 90 dias, mas é recomendado ir provando para verificar se já está a seu gosto.
*Atenção: Como é um produto artesanal, poderá haver uma variação na capacidade total de armazanamento.
Mais alguma dúvida?
Envie suas dúvidas sobre este produto que responderemos o mais breve possível.